Tribolium castaneum
Descrição, aspectos da biologia e danos
Os adultos são besouros de coloração castanho-avermelhada, medindo de 2,3 a 4,4 mm de comprimento, o corpo é achatado e possui duas depressões transversais na cabeça. As larvas são branco-amareladas, cilíndricas, medindo até 7 mm de comprimento. As fêmeas colocam de 400 a 500 ovos em fendas de paredes, na sacaria e sobre os produtos. A duração de uma geração pode ser inferior a 20 dias, em condições favoráveis [1].
Como é praga secundária, depende do ataque de outras pragas para se instalar nos grãos e sementes armazenadas, porém, se desenvolve bem em farinhas e rações dos mais diversos tipos. Alimentam-se de vários produtos e podem causar prejuízos ainda maiores do que os resultantes do ataque de pragas primárias que permitiram sua instalação [2].
Referências
- [1] BOOTH, R.G.; COX, M.L.; MADGE, R.B. IIE guides to insects of importance to man 3. Coleoptera. London: C.A.B. International, 1990. 384p.
- [2] LORINI, I. Descrição, biologia e danos das principais pragas de grãos e sementes armazenadas. In: Armazenagem de Grãos, ed. I. Lorini, L. H. Miike, V. M. Scussel & L. R. D. Faroni. Instituto Biogeneziz - IBG, Jundiaí, SP, 2018. p. 363-381.