Corcyra cephalonica
Descrição, aspectos da biologia e danos
Esta mariposa é uma praga eventual em produtos armazenados, ocorrendo em arroz, milho, amendoim, farinhas e produtos armazenados em geral. O ideal para o desenvolvimento é de 30 oC de temperatura e 70% de umidade relativa do ar. Nestas condições as fêmeas têm uma postura média de 149 ovos. O período de incubação dos ovos foi de 4 dias e o período de larva de 34 dias. Quanto mais baixa a umidade relativa do ar mais longo é o ciclo do inseto e menor taxa de multiplicação nos produtos armazenados. As mariposas são mais ativas em ambiente de luz diminuída como aqueles encontrados nos armazéns de produtos armazenados [1]. Dietas à base de germe de trigo e levedura de cerveja, e farelo de arroz, açúcar e levedura de cerveja foram mais adequadas para a criação de C. cephalonica. Essas dietas reduziram o ciclo total de ovo a adulto, concentraram o período de postura e produziram adultos mais pesados [2].
Referências
- [1] MBATA, G.N. Studies on some aspects of the biology of Corcyra cephalonica (Stainton) (Lepidoptera: Galleriidae). Journal of Stored Products Research, v. 25, p.181-186, 1989.
- [2] BERNARDI, E. B., HADDAD, M. L.; PARRA, J. R. P. Comparison of artificial diets for rearing Corcyra cephalonica (Stainton, 1865) (Lep., Pyralidae) for Trichogramma mass production. Revista Brasileira de Biologia, v. 60, p.45-52, 2000.