Acanthoscelides obtectus

Descrição, aspectos da biologia e danos

O caruncho-do-feijão é uma praga primária de produtos armazenados, atacando principalmente leguminosas como feijão, ervilha, lentilha etc. Está adaptado para viver e reproduzir tanto em regiões tropicais como nas de clima temperado, em condições de baixa umidade. Os adultos de A. obtectus medem de 2 a 4 mm de comprimento e são de coloração pardo-escuros, com pontuações avermelhadas no abdome, pernas e antenas; os olhos são distintamente emarginados e os fêmures posteriores possuem um largo espinho ventral. As fêmeas são maiores que os machos [1].

Os ovos podem ser colocados nas vagens ainda no campo ou diretamente nos grãos e sementes armazenadas, cada fêmea oviposita de 40 a 60 ovos e a eclosão ocorre em 3 a 9 dias. O desenvolvimento larval compreende 4 instares e tem duração variável de acordo com as condições ambientais. Condições ótimas são de aproximadamente 300 C e 70% de UR, sendo o desenvolvimento mais lento abaixo de 18ºC [1].

As larvas são brancas, curvadas, de corpo robusto e são encontradas no interior dos grãos. O empupamento ocorre dentro dos grãos broqueados e dura normalmente de 8 a 25 dias. Os adultos são bons voadores e iniciam as infestações de campo vindo dos armazéns, porém não se alimentam e têm vida curta. O ciclo de vida pode ser completado em apenas 23 dias e é por isso que estas espécies têm um grande potencial de desenvolvimento. Tipicamente são uma ou duas gerações no campo seguidas pelo crescimento contínuo nos grãos ou sementes armazenadas. Em regiões de clima quente ocorrem normalmente 6 gerações por ano [1].

Causa prejuízos consideráveis, como perda de peso, redução da qualidade nutricional, do poder germinativo das sementes e a introdução de contaminantes secundários, como fungos, e micotoxinas. Muitas infestações iniciam no campo e as larvas alimentam-se das sementes em maturação. As larvas de A. obtectus alimentam-se dos cotilédones, podendo ter mais do que uma em cada grão, e em função do seu rápido desenvolvimento, há um alto potencial para o crescimento populacional. Desta maneira os danos acumulados podem ser muito extensos [1].

Referências